Research e Consultoria

A equipa de serviços profissionais da Cushman & Wakefield dedica-se ao acompanhamento da gestão dos portfólios imobiliários nas suas áreas técnicas, como são a consultoria, engenharia, contabilidade, entre outras. Recorrendo a um vasto conjunto de informação, são identificadas e antecipadas as tendências do mercado, com base nas quais se presta um serviço de aconselhamento que permite aos proprietários a adoção de estratégias de gestão imobiliária eficientes, flexíveis e alinhadas com os seus objetivos.

A gestão profissional de um portfólio imobiliário tem hoje como principais desafios:

 

  • O fluxo de receitas é hoje uma prioridade, com um mercado cada vez mais competitivo, onde o fator custo é cada vez mais decisivo.
  • Este setor é pioneiro na definição de estratégias de ocupação empresariais, adotando soluções inovadoras e medidas de eficiência.
  • O decréscimo dos capitais investidos no mercado imobiliário, a pressão sobre os preços, a crescente concorrência e a probabilidade de uma regulamentação cada vez mais rigorosa, são temas aos quais a equipa de serviços profissionais da C&W se mantem alerta.

Como Acrescentar Valor

 

Uma das principais dificuldades que a gestão imobiliária hoje enfrenta é a dificuldade da prestação de um serviço personalizado a imóveis alocados a portfólios globais com uma vasta dispersão geográfica.

A elevada taxa de rotação dos ocupantes e a muito frequente gestão reativa dos ativos conduz a imóveis subaproveitados e com custos excessivos. O atual enquadramento económico obriga a um controle de custos cada vez mais exigente e à definição de estratégias flexíveis e inovadoras que permitam a concretização dos objetivos financeiros dos proprietários. O profundo conhecimento do mercado e a consciencialização dos desafios acima mencionados, permite à equipa de serviços profissionais da C&W a definição de estratégias de gestão que conduzam a portfólios com uma alocação eficiente de espaço traduzida em reduções efetivas de custos e aumento de rentabilidade. A abordagem da C&W combina as tecnologias mais atuais com uma comunicação clara, estratégia que acrescenta valor aos portfólios através de uma poupança significativa de custos.

A equipa inclui profissionais nas áreas de avaliações, gestão de projetos e consultoria de gestão, cujo conhecimento e experiência contribuem para a concretização dos mais exigentes objetivos a um nível global. Esta linha de serviços engloba as seguintes áreas:

Consultoria

Incluindo processos de due diligence, análises de localização, e definição de estratégias de otimização de portfólios, o enfoque dos serviços profissionais da C&W é o de aumentar o desempenho do negócio dos seus clientes, melhorando a produtividade operacional e reduzindo o risco.

Estratégias de ocupação

O objetivo principal é o de apoiar o cliente na otimização do valor dos seus ativos, avaliando o seu impacto nos balanços das empresas e simulando opções de arrendamento face à compra, de forma a apoiar a tomada de decisões estratégicas através de abordagens inovadoras.

Gestão locativa

Nesta linha de serviços os profissionais da Cushman & Wakefield assumem a gestão global dos arrendamentos, a análise dos contratos em vigor e a manutenção das bases de dados, de forma a minimizar os riscos associados à gestão de imóveis. É fornecido aos clientes um detalhado conjunto de informação essencial à implementação e monitorização das estratégias de gestão da empresa.

Gestão de transações

A equipa comercial da Cushman & Wakefield, ao intervir na mediação de um negócio imobiliário fornece um aconselhamento profissional e facilita as negociações, traduzindo-se frequentemente em transações mais eficientes. Os serviços abrangem um leque variado de negócios, desde a simples renovação de um contrato de arrendamento à procura de um imóvel para aquisição.

Mediação e research de mercado

Os agentes da Cushman & Wakefield estão presentes nos principais mercados mundiais em todos os sectores imobiliários. Suportados por uma equipa de research global, fornecem um serviço de excelência, fornecendo oportunidades únicas suportadas num vasto conhecimento local.

Gestão de projetos

A equipa de gestão de projetos fornece serviços de arquitetura e de gestão de obra, integrando esta primeira fase do ciclo imobiliário no serviço prestado aos clientes da Cushman & Wakefield. O processo de gestão de projetos tem como objetivo a otimização de prazos temporais e custos, entregando o imóvel concluído nas datas previstas, dentro dos orçamentos programados e de acordo com os projetos contratados.

Gestão de imóveis

O serviço prestado assume a substituição do papel do proprietário, procurando maximizar o valor do ativo através da otimização da operação de gestão diária, passando pela atração e retenção de inquilinos, redução de custos de operação e maximização de receitas.

Avaliações

A Cushman & Wakefield conta com uma das maiores equipas de avaliação e consultoria ao nível mundial, atuando como avaliadores para empresas, investidores e entidades financiadoras na análise de investimentos imobiliários que derivam da compra ou venda de dívida e aplicação de capitais próprios.

A equipa de serviços profissionais colabora em paralelo com organizações ligadas à investigação e desenvolvimento do setor imobiliário, incluindo empresas de investigação, instituições académicas e organismos públicos.

Experiência e Recursos

 

Os clientes da Cushman & Wakefield beneficiam da experiência e conhecimento da equipa global de research distribuída pelos principais mercados locais na Europa, Médio Oriente e no resto do mundo, que se dedicam à publicação periódica de documentos sobre os mercados imobiliários. Os profissionais da C&W incluem mais de 16.000 colaboradores, desde researchers, consultores e agentes distribuídos por 250 escritórios em 60 países.

Entre a vasta gama de clientes dos serviços profissionais da C&W incluem-se a Ernst & Young, Grontmij, e muitos outros, numa base nacional, regional ou global.