Setor Farmacêutico

O grupo da Cushman & Wakefield dedicado ao setor farmacêutico aconselha, no âmbito dos serviços imobiliários, empresa em áreas como a biotecnologia, farmacêutica, tecnologias biomédicas, entre outras.

Uma decisão imobiliária acertada implica a opção pela localização ideal, ao preço justo e concretizada num horizonte temporal que esteja alinhado com as necessidades dos recursos humanos, dos clientes e da estratégia do negócio. A Cushman & Wakefield partilha os seus conhecimentos e práticas sobre o mercado imobiliário, de modo a poder aconselhar as empresas nesta indústria na tomada de decisões relativas aos ativos imobiliários que ocupem ou detenham.

Os Desafios do Setor

 

Em paralelo com a crise económica global, o setor enfrentou desafios significativos nos últimos anos, como foram a expiração de patentes de produtos de maior sucesso, mudanças tecnológicas, pressão acrescida para a rentabilidade por parte dos investidores, diminuição dos apoios públicos, regulamentação mais exigente e tendência para a subcontratação de determinadas funções anteriormente estratégicas às empresas.

Todos estes desafios tiveram efeitos significativos nas empresas do setor, obrigando os responsáveis pelas áreas do imobiliário ao desenvolvimento de estratégias que tenham em conta:

  • Flexibilidade de crescimento ou diminuição da operação comercial
  • Atração e retenção de recursos humanos de topo
  • Adaptação das condições de ocupação às novas tendências do setor
  • Otimização de custos através da relocalização
  • Supressão de encargos desnecessários
  • Rentabilização de ativos subaproveitados

O principal desafio imobiliário para as empresas que operam no setor farmacêutico é hoje o de assegurar uma gestão flexível e rentável para os seus ativos altamente especializados e dispendiosos.

A equipa da C&W especialista neste setor pode contribuir para a resolução dos desafios que hoje enfrentam os principais decisores. Os profissionais da Cushman & Wakefield contam com décadas de experiência no aconselhamento das diversas áreas desta indústria, nas mais variadas classes de ativos imobiliários, sejam laboratórios de I&D, instalações industriais, plataformas logísticas ou escritórios. A dispersão geográfica frequente nas empresas a operarem neste setor obriga a que se adote uma estratégia que tire partido de um mercado global, de modo a aumentar as margens do negócio e maximizar a produtividade, mantendo a competitividade em todos os setores. A equipa da C&W trabalha lado a lado com os seus clientes contribuindo para a otimização desta estratégia, alinhando a gestão do portfólio imobiliário com os objetivos corporativos das empresas. Esta colaboração pode englobar as seguintes áreas:

Consultoria de gestão

Incluindo processos de due diligence, análises de localização, e definição de estratégias de otimização de portfólios, o enfoque dos serviços profissionais da C&W é o de aumentar o desempenho do negócio dos seus clientes, melhorando a produtividade operacional e reduzindo o risco.

Estratégias de ocupação

O objetivo principal é o de apoiar o cliente na otimização do valor dos seus ativos, avaliando o seu impacto nos balanços das empresas e simulando opções de arrendamento face à compra, de forma a apoiar a tomada de decisões estratégicas através de abordagens inovadoras.

Gestão locativa

Nesta linha de serviços os profissionais da Cushman & Wakefield assumem a gestão global dos arrendamentos, a análise dos contratos em vigor e a manutenção das bases de dados, de forma a minimizar os riscos associados à gestão de imóveis. É fornecido aos clientes um detalhado conjunto de informação essencial à implementação e monitorização das estratégias de gestão da empresa.

Gestão de transações

A equipa comercial da Cushman & Wakefield, ao intervir na mediação de um negócio imobiliário fornece um aconselhamento profissional e facilita as negociações, traduzindo-se frequentemente em transações mais eficientes. Os serviços abrangem um leque variado de negócios, desde a simples renovação de um contrato de arrendamento à procura de um imóvel para aquisição.

Mediação e research de mercado

Os agentes da Cushman & Wakefield estão presentes nos principais mercados mundiais em todos os sectores imobiliários. Suportados por uma equipa de research global, fornecem um serviço de excelência, fornecendo oportunidades únicas suportadas num vasto conhecimento local.

Gestão de projetos

A equipa de gestão de projetos fornece serviços de arquitetura e de gestão de obra, integrando esta primeira fase do ciclo imobiliário no serviço prestado aos clientes da Cushman & Wakefield. O processo de gestão de projetos tem como objetivo a otimização de prazos temporais e custos, entregando o imóvel concluído nas datas previstas, dentro dos orçamentos programados e de acordo com os projetos contratados.

Gestão de imóveis

O serviço prestado assume a substituição do papel do proprietário, procurando maximizar o valor do ativo através da otimização da operação de gestão diária, passando pela atração e retenção de inquilinos, redução de custos de operação e maximização de receitas.


Avaliações

A Cushman & Wakefield conta com uma das maiores equipas de avaliação e consultoria ao nível mundial, atuando como avaliadores para empresas, investidores e entidades financiadoras na análise de investimentos imobiliários que derivam da compra ou venda de dívida e aplicação de capitais próprios.

O grupo dedicado ao setor farmacêutico da Cushman & Wakefield colabora em paralelo com organizações ligadas à investigação e desenvolvimento, incluindo empresas de investigação, instituições académicas e organismos públicos.

Experiência e Recursos

 

Os clientes da Cushman & Wakefield da área farmacêutica beneficiam da experiência e conhecimento da equipa global de research distribuída pelos principais mercados locais na Europa, Médio Oriente e no resto do mundo, que se dedicam à publicação periódica de documentos específicos sobre o setor. Os profissionais da C&W incluem mais de 16.000 colaboradores, desde researchers, consultores, contabilistas e agentes distribuídos por 250 escritórios em 60 países.
Entre o vasto número de clientes deste grupo, incluem-se a GE Healthcare, GlaxoSmithKline, TEVA Pharmaceuticals, Sanofi, Novartis, Stryker, Quintiles e AstraZeneca.