Case study - Coats & Clark Gaia


Clique para Ampliar

Desafio

Na última década, a C&W foi mandatada pela Coats & Clark Portugal para a comercialização das suas instalações industriais localizadas em Famões e em Gaia.
A propriedade de Famões era constituída por um edifício industrial de 3.830m² implantado num terreno com 14.000m² e acomodava a fábrica de fechos de correr Opti-lon; a propriedade de Gaia era constituída por um terreno de 62.223m² com vários edifícios totalizando 24.236m² de construção e acomodava toda a produção de linhas para costura.


Solução

A Coats & Clark faz parte da multinacional Coats, uma empresa fundada há 250 anos e principal fornecedora mundial de linhas de costura e de fechos de correr, hoje presente em cerca de 70 países. 
As linhas de produção de fechos de correr e de linhas de costura foram sendo relocalizadas de Portugal para outros países entre 2005 e 2010 pela que a C&W foi mandatada para comercializar as duas unidades industriais da empresa.
Aliás, a C&W foi selecionada em 2004 para prestar serviços de consultoria imobiliária à Coats & Clark em todo o mundo após um competitivo processo de seleção entre as principais consultoras mundiais. Esta prestação de serviços mantém-se, a nível global, até hoje.


Resultados

A fábrica da Opti-lon – Fechos de Correr, Lda, a primeira propriedade a ser vendida, estava localizada no centro de Famões, mesmo em frente às antigas instalações da Cometna, numa área fundamentalmente residencial, de nível médio. As instalações, que englobavam uma construção de cerca de 3.830m² com áreas de armazém, de produção e de escritórios, foram vendidas a um investidor privado em apenas quatro meses depois da ida ao mercado.

 A fábrica de Gaia, inaugurada em 1905, foi colocada no mercado alguns anos depois da venda do imóvel de Famões, em plena recessão económica. A propriedade, estrategicamente localizada no coração de uma das áreas comerciais e residenciais mais dinâmicas do grande Porto, e possuindo um potencial de desenvolvimento muito significativo, foi vendida no final de 2013 a um promotor / investidor da região norte.