Oportunidades de carreira - declaração de privacidade

Issue: 17 May 2018

1. Visão geral

Respeitamos os direitos de privacidade das pessoas e estamos empenhados em tratar as informações pessoais de forma responsável e em conformidade com a legislação aplicável. É importante que leia atentamente e na íntegra esta declaração de privacidade (“Declaração de Privacidade”), pois esta descreve a forma como a Cushman & Wakefield (“C&W”, “nós” ou “nos”) trata as suas informações pessoais quando se candidata a um emprego ou outra função na nossa empresa, bem como os direitos que tem no âmbito dessas informações. O termo “candidatos” é utilizado nesta Declaração de Privacidade para designar qualquer pessoa que se candidate a um cargo, ou que de outro modo procure trabalhar para nós ou por nossa conta (de forma permanente ou temporária). 

Caso tenha quaisquer comentários ou dúvidas sobre esta Declaração de Privacidade, contacte-nos utilizando as informações de contacto indicadas adiante na Secção 9.

2. Tipos de informações pessoais que recolhemos quando se candidata 

Informações que recolhemos automaticamente

Pode visitar a secção de recrutamento na nossa página na Internet (“Página na Internet”) e pesquisar oportunidades de emprego sem fornecer informações pessoais. No entanto, recolhemos determinadas informações automaticamente do seu dispositivo quando visita a nossa Página na Internet. Para mais informações, consulte a declaração de privacidade que se aplica à utilização da nossa Página na Internet

Importa também salientar que a sua utilização da nossa Página na Internet é regida pelos nosso Termos de Utilização.

Informações Pessoais fornecidas por si 

Quando permitido pela legislação aplicável, e em conformidade com a mesma, os tipos de informações pessoais que recolhemos e utilizamos quando se candidata a um cargo e durante o processo de recrutamento na C&W incluem (entre outros):

  • Dados de identificação e informações de contacto – incluindo o seu nome, morada, endereço de e-mail, número de telefone e outras informações de contacto, sexo, data de nascimento, nacionalidade(s), identificadores nacionais (como por exemplo, número(s) do cartão do cidadão/passaporte, Segurança Social).
  • Histórico profissional – tais como anteriores empregadores e cargos/funções.
  • Antecedentes – tais como qualificações académicas/profissionais, experiência, formação, informações incluídas no(a) seu(sua) CV/biografia (que podem incluir informações relativas a quaisquer filiações ou interesses que constituem informações pessoais sensíveis), certificados de habilitações e referências profissionais.
  • Informações relativas às referências designadas (incluindo o seu nome, informações de contacto, empregador e função).
  • Informações relativas ao seu estatuto de imigrante/situação do visto.
  • Candidaturas/funções anteriores (informações relativas a candidaturas anteriores junto do Grupo C&W e/ou qualquer serviço anteriormente prestado no Grupo C&W).
  • Informações de candidatura a emprego (tais como as funções às quais se candidata, a sua candidatura a emprego e documentação/comunicações relacionadas, cartas de apresentação, informações de entrevistas e seleções por telefone, pedidos em termos de remuneração/benefícios, informações relativas a mudança de residência).
  • CCTV/Controlo de acesso ao edifício – Para efeitos de qualquer visita a instalações da C&W (por exemplo, para uma entrevista), importa salientar que poderemos utilizar CCTV (circuito fechado de televisão) e/ou controlos de acesso ao edifício (que envolvem o tratamento de imagens de CCTV e/ou outras informações pessoais, tais como o nome do visitante e a hora de acesso ao edifício) por questões de segurança e aplicação da lei, para a declaração, o exercício ou a defesa dos nossos direitos legais e/ou para proteger os interesses vitais de qualquer pessoa. 
  • Outras informações que fornece voluntariamente durante o processo, incluindo através de centros de avaliação/exercícios e entrevistas. 

Iremos pedir o seu consentimento explícito para tratar qualquer das informações pessoais mencionadas anteriormente, se assim exigido pela legislação aplicável.

Regra geral, durante o processo de recrutamento, não recolhemos ou tratamos qualquer dos seguintes dados: informações que revelam a sua origem racial ou étnica, as suas convicções religiosas, políticas ou filosóficas ou a sua filiação sindical; dados genéticos; dados biométricos com o objetivo de permitir a sua identificação inequívoca; ou informações relativas à sua saúde/vida sexual, a menos que isso seja permitido pela legislação aplicável ou necessário para cumprir a mesma (“Informações Pessoais Sensíveis”). 

Em algumas circunstâncias, na medida permitida e em conformidade com a legislação aplicável, podemos precisar de recolher, ou solicitar com base numa divulgação voluntária, algumas Informações Pessoais Sensíveis para objetivos legítimos no âmbito do recrutamento: por exemplo, informações sobre a sua origem racial/étnica, género e deficiência ou incapacidade para efeitos de monitorização da igualdade de oportunidades, para cumprir as leis de combate à discriminação ou outras, e no âmbito das obrigações de comunicação ao governo (quaisquer relatórios produzidos por nós neste contexto não o identificariam diretamente, a menos que sejamos legalmente obrigados a fazê-lo); ou informações sobre o seu estado físico ou mental, para considerar introduzir adaptações no processo de recrutamento ou na etapa de oferta de emprego, com vista a implementar quaisquer adaptações necessárias para a função relevante. Pode fornecer, de forma voluntária, outras Informações Pessoais Sensíveis durante o processo de recrutamento.

Informações pessoais recolhidas de outras fontes e gestão de uma base de dados de candidatos

Podemos recolher informações pessoais de outras fontes, que não diretamente junto de si, por exemplo:

  • Informações fornecidas por agências de recrutamento ou de pesquisa de gestores.
  • Referências fornecidas pelas pessoas indicadas por si.
  • Outros antecedentes fornecidos ou confirmados por instituições académicas e prestadores de serviços de formação ou certificação.
  • Dados cadastrais obtidos através de consultaao registo criminal (nos países em que essas consultas são permitidas pela legislação aplicável, e efetivamente realizadas). 
  • Informações fornecidas por agências de verificação de antecedentes e outros titulares de bases de dados externos (por exemplo, agências de referências de crédito e registos de sanções profissionais/outras). 
  • Informações recolhidas junto de fontes disponíveis ao público, incluindo quaisquer plataformas de redes sociais profissionais que utilize ou outras informações disponíveis online.
  • Junto de outras empresas do Grupo C&W, para os objetivos descritos na presente Declaração de Privacidade.

(em cada caso, quando permitido e em conformidade com a legislação aplicável, incluindo quaisquer requisitos relativos à obtenção do seu consentimento e, no caso da consulta do registo criminal, utilização de agências de verificação de antecedentes e recolha de informações junto de fontes disponíveis ao público, quando a função em causa o justifique, sendo que nesse caso ser-lhe-ão facultadas informações adicionais antes da realização das verificações). 

Se a sua candidatura não for bem-sucedida, iremos acrescentar as suas informações pessoais à nossa base de dados, com o objetivo de criar o seu perfil nessa mesma base. Podemos combinar as informações que nos facultar com informações obtidas junto de terceiros, incluindo fontes disponíveis ao público com vista à prossecução desse objetivo (por exemplo, plataformas disponíveis ao público onde publica um perfil profissional). 

Iremos conservar estas informações de perfil durante um período de tempo (conforme indicado adiante na Secção 6) para identificar pontualmente oportunidades de emprego para as quais possa ser um candidato adequado e para o contactar acerca dessas oportunidades (bem como para assegurar que não o contactamos novamente no âmbito da mesma função, ou de funções semelhantes). Pode optar pela sua exclusão da nossa base de dados a qualquer momento, contactando para tal o endereço de e-mail indicado adiante na Secção 9. Se exigido por lei, iremos pedir o seu consentimento antes de incluirmos as suas informações pessoais na base de dados.

3. Objetivos para o tratamento de informações pessoais

Recolhemos e utilizamos estas informações pessoais para gerir as nossas atividades relativas ao recrutamento, no âmbito de objetivos de planeamento organizativo a nível global, bem como para cumprir as leis e os regulamentos aplicáveis. Por conseguinte, utilizamos as suas informações pessoais para identificar e obter novos talentos, para determinar as suas qualificações e tomar uma decisão ao nível da contratação, bem como para gerir e melhorar os nossos processos de recrutamento e contratação em termos gerais. Isto inclui a avaliação das suas competências, qualificações e antecedentes com vista a uma função específica, o agendamento de entrevistas e testes, a verificação das suas informações, a realização de verificações de referências ou de antecedentes (quando aplicável), bem como a gestão geral do processo de contratação e a comunicação mantida neste âmbito. 

Caso seja aceite para desempenhar uma função na C&W, as informações recolhidas durante o processo de recrutamento também serão utilizadas para ajudar no processo de integração (incluindo o estabelecimento de condições de acesso aos sistemas e a preparação para a admissão) e farão parte do seu registo contínuo de trabalhador (quando relevante para a relação laboral em curso). 

4. Com quem partilhamos as suas informações pessoais e transferências para o estrangeiro

Temos o cuidado de apenas permitir o acesso a informações pessoais: (i) às pessoas que precisam desse acesso para executar as suas tarefas e desempenhar as suas funções; (ii) às empresas do nosso grupo, com vista ao respetivo tratamento em conformidade com a presente Declaração de Privacidade; e (iii) nas outras circunstâncias descritas adiante nesta secção. Sempre que permitirmos que um terceiro aceda a informações pessoais, iremos implementar medidas adequadas para assegurar que as informações são utilizadas de forma coerente com a presente Declaração de Privacidade e que a segurança e confidencialidade das informações são mantidas. 

Transferências para outras empresas do grupo

Iremos partilhar as suas informações pessoais com outras empresas integrantes do Grupo C&W, com vista ao respetivo tratamento em conformidade com os objetivos descritos na presente Declaração de Privacidade. 

Transferências para terceiros prestadores de serviços

Iremos disponibilizar determinadas informações pessoais a terceiros que nos prestam serviços relacionados com o processo de recrutamento, incluindo:

  • agências nacionais de recrutamento ou de pesquisa de gestores envolvidas no seu recrutamento; 
  • prestadores de serviços de verificação de antecedentes a nível nacional ou outros serviços de seleção e agências locais de verificação de registo criminal (quando relevante);
  • prestadores de serviços de TI (Tecnologias da Informação), ou seja, prestadores de serviços de conservação de dados, aplicações/ferramentas de TI, programadores e prestadores de apoio de TI, bem como prestadores de serviços de alojamento no âmbito na nossa Página  de carreiras na Internet; 

Podem ser facultadas informações adicionais sobre as empresas que integram o nosso grupo e os prestadores de serviços de TI que podem tratar as suas informações pessoais (e as respetivas localizações), mediante solicitação, através das informações de contacto indicadas adiante. Estes prestadores de serviços podem sofrer alterações com o passar do tempo, mas procuraremos sempre assegurar que quaisquer terceiros que tratem as suas informações pessoais o fazem de forma coerente com a presente Declaração de Privacidade e em conformidade com a lei sobre proteção de dados em vigor. 

Também podemos divulgar informações pessoais a terceiros com base noutros fundamentos lícitos, incluindo:

  • Quando tiver dado o seu consentimento;
  • Para cumprirmos as nossas obrigações legais, incluindo quando necessário para cumprir o disposto na lei, num regulamento ou num contrato, ou para responder a uma ordem de um tribunal, ou a um processo administrativo ou judicial, incluindo, mas sem caráter limitativo, uma intimação, uma auditoria governamental ou uma mandado de busca; 
  • Em resposta a pedidos lícitos por parte de autoridades públicas (incluindo no âmbito de objetivos relacionados com a fiscalidade, imigração, saúde e segurança, registo de empresas, segurança nacional ou aplicação da lei); 
  • A autoridades reguladoras relevantes, quando a C&W propuser dar-lhe formação regulamentada, como parte da potencial função; 
  • Conforme necessário para a declaração, o exercício ou defesa em processos judiciais potenciais, sob ameaça ou efetivos;
  • Quando necessário para proteger os seus interesses vitais, ou os de outra pessoa; e/ou
  • No âmbito da venda, cessão ou outra transferência integral ou parcial do nosso negócio.

Em alguns casos, a partilha descrita anteriormente pode levar a que as suas informações pessoais sejam transferidas para o estrangeiro, incluindo para países fora do Espaço Económico Europeu. Estes países podem ter leis de proteção de dados diferentes das leis do seu país (e que, em alguns casos, podem não conferir o mesmo grau de proteção).

Mais especificamente, os servidores da nossa Página na Internet estão localizados nos Estados Unidos da América (EUA) e as empresas que integram o nosso grupo, e os nossos prestadores de serviços estão espalhados por todo o mundo. Isto significa que, quando recolhemos informações pessoais, podemos proceder ao respetivo tratamento em qualquer um destes países. Por exemplo, utilizamos uma plataforma de recrutamento que implica o tratamento de dados pessoais relativos ao recrutamento nos EUA.

No entanto, adotamos medidas para proteger as suas informações pessoais, em conformidade com a presente Declaração de Privacidade. Estas incluem a implementação das Cláusulas Contratuais-Tipo da Comissão Europeia (nos termos do Artigo 46.2 do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) para transferências de informações pessoais para a nossa sede nos EUA. As nossas Cláusulas Contratuais-Tipo podem ser fornecidas mediante solicitação. 

No contexto de determinados acordos com os nossos prestadores de serviços, baseamos o registo desses prestadores no Escudo de Proteção da Privacidade UE-EUA (nos termos do Artigo 45 do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), sendo disponibilizadas mais informações neste âmbito mediante solicitação.

5. Fundamento jurídico para o tratamento de informações pessoais

Ao abrigo da lei europeia sobre proteção de dados, o nosso fundamento jurídico para o tratamento das suas informações pessoais como parte do processo de recrutamento é: 

• para cumprir as leis e regulamentos aplicáveis relativos à imigração e/ou ao emprego; 
• para realizar as diligências prévias à celebração de um contrato de trabalho consigo, quando for considerado para fins de emprego; 
• para proteger os direitos e interesses do Grupo C&W, dos nossos funcionários, candidatos e outras pessoas, conforme exigido e permitido pela legislação aplicável;
• o seu consentimento voluntário;
• os nossos interesses legítimos (conforme resumidos anteriormente na Secção 3) (que não sejam suplantados pelos seus interesses ao nível da proteção de dados ou pelos seus direitos e liberdades fundamentais, especialmente tendo em conta as salvaguardas que implementamos, por exemplo, as descritas na Secção 4 supra).

Pode optar por não nos facultar informações pessoais. No entanto, salvo indicação em contrário, quando lhe solicitamos informações, as mesmas são necessárias para cumprir um requisito legal ou para considerar a sua adequação para uma vaga. 

Caso tenha dúvidas ou precise de informações adicionais relativamente ao fundamento jurídico subjacente à nossa recolha e utilização das suas informações pessoais, contacte-nos utilizando as informações de contacto indicadas adiante na Secção 9. 

6. Prazos de conservação de dados

As informações pessoais serão conservadas em conformidade com a legislação aplicável e mantidas durante o tempo necessário para a prossecução dos objetivos descritos na presente Declaração de Privacidade, ou conforme exigido pela legislação aplicável. 

Se a sua candidatura não for bem-sucedida e não optar pela exclusão das suas informações pessoais da nossa base de dados, iremos conservar as suas informações durante um período de 12 meses, a contar da data em que enviou a sua candidatura (ou a última data em que tenha atualizado as suas informações). Antes de eliminarmos as suas informações, podemos enviar-lhe um lembrete para lhe oferecer a opção de manter as suas informações pessoais na nossa base de dados após o prazo mencionado anteriormente. Caso a sua resposta seja afirmativa, iremos conservar as suas informações pessoais por um prazo adicional de 12 meses. Se exigido nos termos da legislação aplicável num país específico da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), iremos pedir o seu consentimento explícito para a inclusão das suas informações na base de dados.

Quando realizarmos um procedimento de controlo de habilitações para determinados cargos (quando permitido e em conformidade com a legislação aplicável), iremos destruir as informações obtidas através do mesmo logo que possível ou, no máximo, no prazo de 6 meses (conservando apenas o registo do resultado). 

Regra geral, não conservamos registos de recrutamento para além do prazo legal durante o qual pode ser apresentada uma reclamação decorrente do processo de recrutamento, a menos que exista uma justificação comercial clara para alargar este prazo.

8. Os seus direitos de privacidade de dados

Caso se apliquem as leis europeias de proteção de dados, pode exercer os direitos de que dispõe ao abrigo dessas leis, conforme se segue:

• Caso pretenda solicitar o acesso, correção, atualização ou eliminação das suas informações pessoais, pode fazê-lo a qualquer momento, entrando em contacto connosco utilizando as informações de contacto indicadas adiante na Secção 9. 
• Pode opor-se ao tratamento das suas informações pessoais, pedir-nos para limitar o tratamento das mesmas ou solicitar a portabilidade das suas informações pessoais. Uma vez mais, pode fazê-lo ao contactar-nos utilizando as informações de contacto indicadas adiante na Secção 9. 
• Se tratarmos as suas informações pessoais com base no seu consentimento, pode retirar esse consentimento a qualquer momento. A retirada do seu consentimento não irá afetar a licitude de qualquer tratamento que tenhamos realizado antes dessa retirada, nem irá afetar o tratamento das suas informações pessoais que tenha por base fundamentos lícitos, que não o consentimento.
• Tem o direito de apresentar uma reclamação a uma autoridade de proteção de dados sobre a nossa recolha e utilização das suas informações pessoais. Para mais informações, contacte a sua autoridade de proteção de dados local. 

Respondemos a todos os pedidos que recebemos de pessoas que pretendem exercer os seus direitos de proteção de dados, em conformidade com as leis sobre proteção de dados em vigor.

9. Informações de contacto

Envie quaisquer dúvidas ou pedidos relativos a esta Declaração de Privacidade para privacyemea@cushwake.com. Se estiver na Alemanha, pode contactar o Encarregado da Proteção de Dados (EPD) da C&W localizado nesse país. As informações de contacto do nosso EPD localizado na Alemanha estão disponíveis aqui.