Mercado de centros comerciais na Europa atinge maturidade – Construção de novos espaços abranda

Segundo a última edição do estudo European Shopping Centre Development publicado pela Cushman & Wakefield, a construção de novos centros comerciais na Europa começou a abrandar, sinal de maturidade do mercado.

Nas duas últimas décadas, uma média de 5,4 milhões de metros quadrados de novo espaço de centros comerciais foi construída todos os anos, mas a previsão anual para 2018 e 2019 é de apenas 3,5 milhões de metros quadrados. A razão deste abrandamento prende-se com a maturidade de vários mercados e também por um aumento das compras online que fazem decrescer as necessidades de espaço. O estudo aponta ainda para as oportunidades de reabilitação de centros comerciais existentes, já que um terço dos centros comerciais na Europa tem mais de 20 anos.

Nos primeiros seis meses de 2018 foram construídos na Europa Ocidental 373.000 m2 de novo espaço comercial, um aumento de 8,2% em relação ao ano anterior, elevando o stock total para 108,8 milhões de metros quadrados. No segundo semestre do ano e até ao final de 2019 está prevista a abertura de mais 2,1 milhões de metros quadrados, retratando uma queda de 25% face ao período homólogo. A Europa Central e de Leste, ainda que seja um mercado menos maduro, retrata também um desacelerar na promoção de centros comerciais. No primeiro semestre foram construídos mais 676.000 m2, e espera-se a abertura de 4 milhões de metros quadrados até ao final de 2019, um decréscimo de 2,4% comparativamente com o período homólogo.

O Reino Unido foi o país que registou maior volume de nova oferta comercial na Europa Ocidental, com mais 90.000 m2 inaugurados na primeira metade do ano, em grande parte justificados pela expansão de 69.000 m2 do Westfield Shopping Centre em White City, Londres. Na Europa Central e de Leste, a Turquia foi o país que registou o maior número de aberturas, com 358.000 m2 inaugurados nos primeiros meses de 2018, representando mesmo assim uma queda de quase 40% relativamente ao mesmo período de 2017.

Em Portugal, a maturidade do mercado de centros comerciais também se tem revelado através de uma menor atividade na promoção de novos projetos. No primeiro semestre de 2018 não foram inaugurados novos conjuntos comerciais no nosso país, e até ao final do ano espera-se um aumento na nova oferta de apenas 13.000 m2, resultante da expansão do centro comercial Oeiras Parque, da Mundicenter, e da inauguração de uma galeria comercial na Madeira, parte do Hotel Savoy. Os restantes projetos em pipeline correspondem à expansão de centros comerciais existentes, nomeadamente o NorteShopping e o Centro Colombo, da Sonae; e o Glicinias Plaza em Aveiro, do Grupo LBM.       


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